Header Ads Widget

header ads
header ads

A Copa na Imprensa: Enfim a taça do mundo era nossa. O primeiro título do Brasil na história das Copas

A série Copa na Imprensa traz hoje a primeira conquista do Brasil em Copas, na Suécia em 1958.

Há 62 anos, Brasil venceu na Suécia sua primeira Copa do Mundo

Capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958, Bellini morre em  São Paulo - Futebol - R7 Copa do Mundo 2014 

Psicólogo considerou Pelé "infantil" e sugeriu que ele fosse cortado em 58  - 29/06/2018 - UOL Esporte

A seleção brasileira em cinco Copas chegou mais perto do título em 1950 quando jogou em casa. O mundial da Suécia seria o sexto e nas duas primeiras partidas o Brasil não empolgou, apesar de vencer a Áustria e empatar com a Inglaterra, mas a partir do terceiro jogo surgia uma geração de craques que mudaria o curso da história. Dois jovens jogadores Pelé e Garrincha entrariam no time e não sairiam mais. Garrincha deu um baile em seu marcador e Vavá fez os dois gols. Nas quartas o Brasil encarou o ferrolho da seleção de País de Gales e Pelé resolveu ao marcar o primeiro gol dele em Copas. Na semifinal duelo épico contra a França do artilheiro Just Fontaine e numa exibição brilhante vencemos por 5 x 2 e asseguramos a vaga pra disputar a final contra os donos da casa e depois de sair atrás no placar viramos e conquistamos pela primeira vez o mundo. Nosso futebol enfim campeão do mundo. A taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa e nosso primeiro homem a erguer a Jules Rimet foi Bellini que imortalizou um gesto que se repete a cada conquista: erguer o troféu para fazer a alegria dos fotógrafos.

Aqui os relatos dos jornais O Globo e Estadão do primeiro jogo contra a Áustria. 



Aqui como foi o jogo contra os ingleses nos relatos dos jornais.



Os relatos do jogo que mudou a história do Brasil em Copas acima. A vitória contra a URSS deu início à revolução de nosso futebol.




Agora os relatos dos jornais sobre a dramática vitória sobre o País de Gales e o primeiro gol de Pelé.





Seguindo com os relatos da semifinal onde vencemos a França num dos maiores jogos de todas as Copas.













Aqui os relatos da final e a conquista do título e destaque para a primeira capa de Manchete sobre a primeira conquista do Brasil.

Breve histórico da Copa do Mundo de 1958 - disputada entre 8 e 29 de junho nas cidades de Borás, Eskilstuna, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmoe, Norkoping, Orebro, Sandviken, Solna, Udevalla e Vasteras.
  • Campeão: Brasil. Pela primeira vez o Brasil era campeão mundial de futebol. A campanha vitoriosa em gramados suecos teve cinco vitórias e um empate e o mundo viu surgir talentosos jogadores como Pelé, Garrincha, Didi, Vavá, Zagallo e outros.
  • Vice - campeã: Suécia
  • Países participantes: 16
  • Gols: 126 - média de 3,5por jogo
  • Jogos: 35
  • Artilheiro: Just Fontaine (França) - 13 gols, recorde jamais alcançado na história.

A série continua no dia 25 quando relembraremos o bicampeonato conquistado no Chile através da cobertura da imprensa brasileira.

Postar um comentário

0 Comentários

header ads