A série A Copa na Imprensa destaca hoje como foi a Copa do Mundo de 1962 disputada no Chile.
A Copa de 1962 disputada no Chile quase não foi realizada pois um terremoto na região de Valdívia em maio de 1960 deixou5 mil mortos e colocou em dúvida a capacidade do país em sediar o mundial, mas os chilenos se reergueram e conseguiram organizar o mundial.
O Brasil, campeão em 1958 chegou ao Chile como grande favorito e já mostrou isso na estreia ao vencer o México. Pelé e Zagalo marcaram os gols brasileiros. Foi o único gol de Pelé na Copa.
Isto porque ele se machucou seriamente no jogo seguinte contra a Tchecoslováquia, empate por 0 x 0. O Brasil vivia um dilema: quem seria o substituto do Rei?
A resposta viria no jogo seguinte contra a Espanha. O substituto de Pelé foi Amarildo, atacante do Botafogo. O Possesso marcou os dois gols da vitória de virada sobre a Espanha e o Brasil foi beneficiado por um erro de arbitragem, o que na verdade foi um passo malandro de Nilton Santos que fez com que o juiz da partida não marcasse pênalti e sim falta fora da área.
Nas quartas de final Mané Garrincha começou a aparecer e o Brasil derrotou a Inglaterra nas quartas de final por 3 x 1. Garrincha fez dois com Vavá fechando o placar.
Na semifinal o Brasil encontrou com os donos da casa e Garrincha fez diabruras em campo, marcou dois gols e acabaria sendo expulso por agressão. Ele deveria ter sido suspendo e não jogar a final, mas a súmula da partida desapareceu e o juiz também sumiu. O Brasil vencia o Chile por 4 x 2 e chegava de novo à final.
E a final foi contra os tchecos. Como em 58 saímos atrás no placar quando Masopust marcou o gol tcheco e Amarildo empatou o jogo no primeiro tempo. No segundo tempo o Brasil virou o jogo com Zito e Vavá fechou o placar contando com a ajuda involuntária do goleiro que atrapalhado pela luz do sol soltou a bola no pé do atacante brasileiro. Brasil bicampeão do mundo. De novo a taça era nossa. E coube ao zagueiro e capitão Mauro Ramos de Oliveira erguer a taça Jules Rimet novamente.
Breve histórico da Copa do Mundo de 1962 - disputada entre 30 de maio e 17 de junho nas cidades de Arica, Rancágua, Santiago e Viña del Mar.
- Campeão: Brasil. O bicampeonato consecutivo da seleção veio com uma campanha de seis partidas com cinco vitórias e um empate. No jogo contra a Tchecoslováquia Pelé sente a virilha e é cortado da equipe. Entra em seu lugar Amarildo, o Possesso que marcou três. Garrincha e Vavá marcaram quatro gols cada.
- Vice - campeã: Tchecoslováquia
- Países participantes: 16
- Gols: 89 - média de 2,78 por partida
- Jogos: 32
- Artilheiro: Drazen Jerkovic (Iugoslávia) - 5 gols
A série prossegue dia 8 de junho destacando o mundial de 1966 na Inglaterra.
0 Comentários