Header Ads Widget

header ads
header ads

A Copa na Imprensa: O primeiro título alemão e a queda da fantástica seleção de Puskas

A série Copa na Imprensa traz hoje a Copa do Mundo de 1954 na Suíça. 

A minha Copa preferida e o último herói do milagre de Berna – DW –  05/02/2019 

Em 1954 a FIFA completava 50 anos de sua fundação e a Suíça por ser a sede da entidade foi escolhida para sediar o quinto mundial de seleções. Este é o mundial com a maior média de gols da história com mais de 5 gols por jogo e o grupo 2 que tinha a Hungria como sensação foi o responsável pela média altíssima. Os magiares tinham um timaço liderado por Ferenc Puskas, Sandor Koczis, Hidekguti e outros craques da geração de ouro húngara e golearam a futura campeã Alemanha por 8 x 3. O Brasil cruzou o caminho dos húngaros e no jogo que ficou conhecido como A Batalha de Berna a Hungria venceu o jogo por 4 x 2. No fim o time húngaro não conquistaria o título pois perdeu a final pra mesma Alemanha que havia goleado na fase classificatória no jogo que ficou conhecido como o Milagre de Berna. Depois de 32 jogos invicto caiu a invencibilidade húngara e depois disto a Hungria nunca mais teria o mesmo brilho em Copas.



Aqui os registros dos jornais brasileiros da estreia brasileira contra o México em 16 de junho.

 





O segundo jogo do Brasil foi contra a Iugoslávia e terminou empatado por 1 x 1. O time brasileiro por desconhecer o regulamento foi todo desesperado ao ataque já que o empate beneficiaria as duas seleções que no fim acabaram classificadas.





Aqui os registros do jogo que desclassificou o Brasil pelos jornais e pela revista Manchete que já estava circulando há dois anos e essa foi sua primeira Copa do Mundo que a saudosa revista dos Bloch cobriu. Ao todo Manchete cobriu 12 mundiais testemunhando quatro títulos do Brasil e a sua última copa foi em 1998 na França.




Aqui os registros dos jornais sobre a grande final em que a Alemanha se sagra campeã pela primeira vez derrubando a Hungria com o time liderado por Fritz Walter. 

Breve histórico da Copa do Mundo de 1954 - disputada entre 16 de junho e 4 de julho nas cidades de Basiléia, Berna, Genebra, Lausanne, Lugano e Zurique.

  • Campeã: Alemanha - campanha de cinco vitórias e uma derrota (8 x 3 para a Hungria, mas na final devolvida a derrota com um 3 x 2)
  • Vice - campeã: Hungria
  • Brasil: trocou a cor da camisa deixando o branco para o amarelo canário, mas a seleção não foi longe parando nas quartas de final quando perdeu para a Hungria no jogo que ficou conhecido como A Batalha de Berna.
  • Países participantes: 16
  • Gols: 140 - média de 5,38 por jogo, a maior da história
  • Jogos: 26
  • Artilheiro: Sandor Kocsis (Hungria) - 11 gols

A série prossegue no dia 11 de maio quando falaremos da primeira conquista do Brasil em Copas com a campanha de ouro na Suécia.

Postar um comentário

0 Comentários

header ads