O blog A Caminho do Catar chega ao fim e para encerrar nosso blog especial vamos trazer uma edição especialíssima do quadro Copa na Imprensa que revisitará como foi a Copa do Mundo do Catar que terminou no último domingo com o título da Argentina.
Pela primeira vez a Copa do Mundo foi disputada no final do ano em razão das altas temperaturas no Oriente Médio. O Catar organizou um mundial marcado pelos protestos em favor das minorias, por zebras, as eliminações precoces de seleções como Alemanha e Bélgica e claro, da epopeia argentina. A equipe liderada por Lionel Messi começou a Copa perdendo de virada pra Arábia Saudita, depois Messi liderou a equipe nas vitórias contra México e Polônia que levaram a Argentina ao primeiro lugar do grupo, nas oitavas veio a vitória sobre a Austrália, nas quartas um jogo dramático contra a Holanda decidido nos pênaltis,na semifinal a vitória sobre a Croácia e na final um jogo épico contra a França onde Messi fez dois, mas do outro lado Mbappé marcou três gols e o jogo foi decidido nos pênaltis onde o goleiro Martinez defendeu a cobrança de Coman e Tchouameni mandou pra fora. A Argentina venceu a série por 4 x 2 e se sagrou tricampeã.
O Brasil chegou como um dos cotados a ganhar a Copa, mas saiu antes do fim. Sob o comando de Tite a nossa seleção não fez uma boa Copa e vivemos poucos momentos brilhantes dentre eles o segundo tempo do jogo contra a Sérvia e o primeiro tempo contra a Coreia. Como nas últimas cinco Copas saímos pela quarta vez na fase de quartas de final num jogo dramático contra a Croácia. Tudo parecia definido quando Neymar marcou um golaço, mas faltando quatro minutos pro fim um lance mudou tudo. O Brasil foi todo pro ataque e permitiu um vacilo fatal abrindo o campo pro adversário trabalhar a bola e fazer o gol levando a decisão pros pênaltis e aí Rodrygo e Marquinhos perderam as cobranças e o sonho do hexa morria mais uma vez.
A estreia no Lusail contra a Sérvia só valeu pelo segundo tempo onde Richarlison marcou dois gols, o segundo um golaço de voleio.
No segundo jogo no estádio 974 contra a Suíça o Brasil sofreu 83 minutos pra furar o ferrolho suíço e Casemiro fez o gol salvador da sofrida vitória.
O último jogo contra Camarões acabou sendo um fracasso. Com um time todo reserva o Brasil joga mal e toma o castigo com o gol marcado nos acréscimos por Aboubakar, gol que fez história porque foi a primeira derrota para um time africano na história do Brasil em Copas.
Nas oitavas o Brasil tem um primeiro tempo avassalador contra a Coreia do Sul e liquida a fatura com 4 x 0, no segundo tempo relaxa e toma um gol dos coreanos. Chegávamos às quartas de final.
E nas quartas de final no estádio Cidade da Educação o Brasil voltava a ficar pelo caminho e de novo um time europeu atravessava nosso caminho. A Croácia cozinhou o jogo o tempo todo e o Brasil ainda conseguiu fazer gol com Neymar, mas comete um erro fatal permitindo o empate croata e nos pênaltis Rodrygo parou em Livakovic e Marquinhos chutou na trave o sonho do hexa que fica adiado. O jogo também foi o fim da linha pra Tite que deixou o comando do time depois de fracassar em duas Copas seguidas.
A final no Lusail foi histórica. A Argentina chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo com gols de Messi e Di Maria, no segundo tempo a França ressurgiu com o brilho de Mbappé que fez os dois gols. Na prorrogação os craques voltaram a aparecer marcando gols que levaram a decisão por pênaltis e Dibu Martinez defende a cobrança de Coman e Tchouameni perdeu o pênalti e a Argentina levou a Copa vencendo nos pênaltis por 4 x 2 coroando a gloriosa carreira de Lionel Messi.
A Copa de 2022 aconteceu logo depois da mais acirrada e polarizada eleição presidencial dos últimos tempos. Brasileiros se dividiram e os que estiveram do lado do presidente Jair Bolsonaro usurparam da camisa amarela e eu me mantive neutro. Na Copa acompanhei os jogos torcendo e mantendo olhar crítico no Twitter e assisti os jogos com a TV no volume máximo, foi assim nos cinco jogos. Aqui e no Blog de knunes cobertura de todos os 64 jogos, no knunes tivemos as escalas de transmissão de todas as partidas além da série Capas da Copa que saiu nos cinco jogos do Brasil onde também avaliei os jogadores.
Nos veículos de comunicação brasileiros vimos a continuação de 2018 quando começaram as reduções. Os jornais publicaram cadernos especiais: Correio Braziliense dedicou quatro páginas diárias, O Globo publicou 32 cadernos diários com 8 páginas assim como a Folha que foi o único jornal a mandar um repórter fotográfico, ou melhor, repórter fotográfica e a escolhida foi Gabriela Biló que fotografa o dia a dia do poder em Brasília, o Estadão publicou a cobertura da Copa dentro do primero caderno pois o jornal desde 2021 adota o formato berliner e as revistas fizeram uma cobertura bem tímida do evento.
- Campeã: Argentina. 36 anos depois do título épico liderado por Maradona a seleção começou mal perdendo de virada da Arábia Saudita e sob o comando de Lionel Messi jogou com a faca nos dentes o tempo todo e coroando com uma final épica e memorável conquistada nos pênaltis diante da França
- Vice - campeã: França
- Brasil:
Tite foi mantido e o Brasil chegou como um dos favoritos devido à campanha nas eliminatórias, mas faz uma Copa apenas razoável. Com problemas de lesões e improvisos o Brasil chega até às quartas de final onde comete um erro fatal faltando quatro minutos pra acabar a prorrogação contra a Croácia e cai nos pênaltis
- Países participantes: 32 (última edição com 32 seleções, a partir da próxima serão 48 seleções)
- Gols: 172 - média de 2,68 por jogo
- Jogos: 64
- Artilheiro: Kylian Mbappé (França) - 8 gols
E o blog chega ao fim. Foram 138 postagens contando com essa aqui desde novembro de 2021 onde trouxemos informações, a cobertura dos jogos e esta série que revisitou a história das Copas pela imprensa. Daqui a quatro anos voltaremos com um novo blog especial sobre a Copa e direcionamos nosso olhar para a América do Norte. Muito obrigado a todos, boas festas e até a próxima.



















































































-1.jpg)
-23.jpg)
-25.jpg)
-26.jpg)
-27.jpg)
-28.jpg)
-31.jpg)
-1.jpg)
-13.jpg)
-14.jpg)
-15.jpg)
-16.jpg)
-19.jpg)
-1.jpg)
-27.jpg)
-28.jpg)
-29.jpg)
-30.jpg)
-34.jpg)

0 Comentários