Header Ads Widget

header ads
header ads

ARGENTINA É TRICAMPEÃ E MESSI FAZ HISTÓRIA

 Franck Fife/AFP, Carl Recine e Hannah McKay/Reuters


O futebol presenteou nesse histórico 18 de dezembro de 2022 uma final eletrizante e épica. A história do futebol viu nesse domingo no Lusail uma final que vai ficar pra sempre na memória dos mundiais. A Argentina numa epopeia gigantesca se sagra tricampeã e coroa definitivamente Lionel Messi como o maior jogador desse século XXI. 

Odd Andersen/AFP e Carl Recine/Reuters


A final contra a França foi um show à parte de dois geniais jogadores numa simbólica passagem de bastão. De um lado Messi, do outro Mbappé e eles foram protagonistas de uma decisão de Copa do Mundo como há muito não se via. No primeiro tempo a seleção argentina conseguiu neutralizar Mbappé e a França cometia erros de passe e com Di Maria infernal abriu o caminho ao ser derrubado na área por Dembelé. Messi cobrou o pênalti com categoria e abriu o placar. A França ficou perdida em campo e a Argentina chegou ao segundo gol com Di Maria em uma aula de contra ataque. A França foi pro desespero e Deschamps tirou Dembelé e Giroud e no segundo tempo passou a dominar as ações e quando parecia que o jogo estava definido começou a aparecer a estrela do astro Mbappé. Kolo Mouani foi derrubado por Otamendi e o camisa 10 francês cobrou o pênalti pra incendiar o jogo, dois minutos depois eles foram buscar o empate e a jogada começou com o desarme de Coman em Messi, passe de Rabiot e gol de Mbappé que se tornava o segundo jogador a marcar em duas finais de Copa.

Carl Recine e Kai Pfaffenbach/Reuters


E o jogo foi pra prorrogação. Numa meia hora eletrizante os dois craques voltaram a aparecer no segundo tempo eletrizante. Messi genial recolocou a Argentina na frente, mas o jogo não havia acabado e Mbappé, sempre ele converteu o pênalti marcando o seu terceiro gol em uma final, o quinto em duas decisões. A França teve a chance do jogo quando Mbappé soltou uma bomba e o goleiro Martinez com o pé evitou o gol francês.

Franck Fife/AFP

Então a decisão foi pros pênaltis e os dois craques cobraram muito bem abrindo a série, na segunda cobrança francesa o goleiro Martinez pegou o chute de Coman, Dybala converteu, na terceira cobrança Tchouameni chutou pra fora e Paredes fez o terceiro, Kolo Moane fez o segundo gol, mas a cobrança decisiva foi cobrada e convertida por Montiel. Fim de jogo e Argentina em êxtase no Lusail e nas ruas de Buenos Aires. Depois de 36 anos a Argentina conquista o título da Copa do Mundo e depois de quatro Copas seguidas o futebol da América do Sul volta a comemorar um título. E pra fechar temos de saudar Lionel Messi. Aos 35 anos ele finalmente conseguiu o tão sonhado título que queria consagrando definitivamente uma carreira vitoriosa coroando uma passagem brilhante, temos de agradecer a Messi e também a Mbappé que apesar de ter perdido o título chega a 11 gols e ainda tem mais três Copas no mínimo e tem tudo pra quebrar recordes.

Odd Andersen/AFP

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 3 (4) X (2) 3 FRANÇA

Local: Estádio de Lusail, na cidade Al Daayen, no Catar;
Data: 18 de dezembro de 2022, domingo;
Horário: 12 horas (de Brasília);
Árbitro: Szymon Marciniak (POL);
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL);
VAR: Tomasz Kwiatkowski
Cartões amarelos: Enzo Fernández, Acuña e Paredes (Argentina); Rabiot, Giroud, Thuram (França)

GOLS: Messi, aos 22 do 1ºT e aos 3 do 2ºTP, Di María, aos 35 do 1ºT (Argentina); Mbappé, aos 34, 36 do 2ºT e 12 do 2ºTP (França)

ARGENTINA: Emi Martínez; Molina (Montiel), Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico (Dybala); Di María (Acuña), De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister; Messi; Julián Álvarez .
Técnico: Lionel Scaloni

FRANÇA: Lloris; Koundé (Disasi), Varane, Upamecano e Theo Hernández (Camavinga); Tchouaméni e Rabiot (Fofana); Dembélé (Muani), Griezmann (Coman) e Mbappé; Giroud (Thuram).
Técnico: Didier Deschamps

 Kiril Kudraytsev/AFP

 
A cobertura da Copa termina aqui parabenizando a Argentina tricampeã mundial e esperando que em 2026 possamos ter uma seleção brasileira forte e competitiva e quem sabe o hexa não vem da mesma forma que o tetra veio, sem panelinhas, sem esquemas mirabolantes, sem erros de convocação e com maturidade, é tudo que quero pra nossa seleção e o blog A Caminho do Catar ainda terá uma postagem especial ainda esta semana com uma edição especial do Copa na Imprensa pra fechar nossa série de postagens. A Copa de 2026 será disputada em três países: Canadá, México e Estados Unidos.

Postar um comentário

0 Comentários

header ads