A série Copa na Imprensa segue e no segundo capítulo destacaremos a Copa do Mundo de 1934 na Itália.
A segunda edição do do mundial teve como novidade a adoção das eliminatórias. 32 países foram inscritos e só 16 foram ao torneio. O Uruguai, campeão em 1930 recusou a sua participação como represália ao ocorrido em 1930 quando as seleções europeias não quiseram ir. A Itália, dona da casa levou o troféu ao derrotar a Tchecoslováquia por 3 x 1. O Mundial de 34 foi usado por Benito Mussolini para promover o fascismo e pela primeira vez a política deu as caras no evento.
A participação do Brasil foi muito curta nessa que foi a pior campanha da história, isso em razão da mudança no formato deixando de ser a fase de grupos para um torneio de tiro curto com jogos eliminatórios e como ocorreu em 1930 uma divisão ente jogadores do Rio e de São Paulo impediram um time forte e ainda por cima houve a desgastante viagem de navio. Aqui os relatos feitos pelos jornais O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo da derrota para a Espanha em jogo disputado no dia 27 de maio em Gênova. Nosso único gol foi marcado por Leônidas da Silva.
Aqui os mesmos jornais relatam a conquista italiana. A primeira de quatro conquistas da Squadra Azzurra que foi dirigida por Vittorio Pozzo, único treinador da história a se tornar bicampeão do mundo dirigindo a mesma seleção.
- Campeão: Itália- campanha de cinco jogos com quatro vitórias e um empate
- Vice - campeã: Tchecoslováquia
- Brasil: participação brevíssima. Apenas um jogo e derrota para a Espanha por 3 x 1. Como em 1930 um racha entre cariocas e paulistas impediu a formação de uma seleção competitiva, além disso a longa viagem de navio desgastou o time
- Países participantes: 16
- Gols: 70 - média de 4,12 por partida
- Jogos: 17
- Artilheiro: Oldrich Nejedy (Tchecoslováquia) - 5 gols marcados
A série continua no dia 30 destacando a cobertura da imprensa na Copa do Mundo de 1938 disputada na França.
0 Comentários