A partir de hoje e a cada 15 dias às quartas feiras contaremos a história das Copas do Mundo através da cobertura da imprensa brasileira. Até novembro vamos revisitar a história dos 21 mundiais e pra começar relembraremos a Copa de 1930 no Uruguai.
O primeiro mundial de futebol da história foi realizado no Uruguai. O país era uma potência no futebol olímpico onde ganhou as medalhas de ouro nos jogos de Paris e Amsterdã, por isso ficou conhecido como a Celeste Olímpica. E a FIFA escolheu o Uruguai para sediar a primeira Copa do Mundo de futebol da história pois o país completava em 1930 o centenário de sua independência. Três estádios foram utilizados para as disputas: o Centenário, sede de 10 dos 18 jogos, o Parque Central e o Pocitos. 13 seleções disputaram o torneio: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e os anfitriões uruguaios.
O Brasil estreou no mundial jogando contra a Iugoslávia por 2 x 1. Aqui o relato feito pelos jornais O Globo, Folha de S.Paulo, na época Folha da Manhã e O Estado de S.Paulo (clique na imagem para ampliar). Preguinho fez o primeiro gol brasileiro em mundiais.
O jogo contra a Bolívia serviu pra cumprir tabela e o Brasil ganhou por 4 x 0. Aqui o relato da partida pelo Estadão.
A final foi entre Uruguai e Argentina e o jogo foi disputado em 30 de julho no Centenário. Os uruguaios saíram na frente com Dorado, a Argentina virou no primeiro tempo com os gols de Peucelle e Stábile. No segundo tempo o Uruguai conseguiu o empate com Cea, depois veio a virada com Santos Iriarte e Héctor Castro fechou o placar de 4 x 2. A Taça Jules Rimet foi entregue ao presidente da Federação Uruguaia Raúl Jude. Os uruguaios não puderam defender o título na Copa seguinte na Itália por problemas no traslado. Acima os relatos nos jornais Folha e Estadão.
- Campeão: Uruguai - campanha de 4 jogos e 4 vitórias com 15 gols marcados e 3 sofridos
- Vice - campeã: Argentina.
- Brasil: dois jogos com uma vitória e uma derrota.
- Países participantes: 13
- Gols: 70 - média de 3,89 por partida
- Jogos: 18
- Artilheiro: Stábile (Argentina) - 8 gols marcados.
A série volta no dia 16 para contar a história da Copa de 1934 na Itália relatada pela imprensa brasileira.
0 Comentários