O terceiro capítulo da série A Copa na Imprensa que traz a história dos mundiais e como a imprensa cobriu destaca hoje a Copa do Mundo de 1938 disputada na França.
A Copa de 1938 foi sediada na França e 15 seleções disputaram o terceiro mundial da história e a França venceu a Alemanha já sob o domínio do nazismo para sediar o evento e homenagear Jules Rimet, na época ex- presidente da FIFA. A escolha gerou revolta nos países da América do Sul que boicotaram o evento exceto o Brasil como solidariedade à Argentina. O clima no mundo era nebuloso e estávamos a pouco mais de um ano de explodir a Segunda Guerra Mundial. Os alemães anexaram a Áustria e jogadores do chamado Wunderteam e pela primeira vez o campeão do mundial anterior assegurava automaticamente classificação para o torneio seguinte, prática que vigorou até a Copa de 2002.
O Brasil fez sua melhor campanha até então e pela primeira vez levou uma seleção de verdade para um mundial. A estreia foi contra a Polônia no dia 5 de junho e os brasileiros venceram os poloneses por 6 x 5 diante de um gramado pesado e encharcado. Acima os relatos dos jornais O Globo, Folha de S.Paulo e Estadão.
O regulamento previa jogos eliminatórios e o Brasil avançou para enfrentar a Tchecoslováquia num jogo marcado por três expulsões numa verdadeira batalha em Bordeuax e foi necessário um jogo desempate onde o Brasil venceu por 2 x 1. Acima relatos de O Globo e Estadão.
O Brasil chegava pela primeira vez à uma semifinal e o técnico Ademir Pimenta acabou cometendo o erro de poupar Leônidas da Silva, nosso melhor jogador e o Brasil perdeu pra Itália por 2 x 1. Veja como o Estadão e O Globo relataram o jogo.
A Itália chegou à final derrotando a Hungria enquanto o Brasil fechou sua participação vencendo a Suécia por 4 x 2 ficando em terceiro lugar. Esta foi a primeira Copa do Mundo que os brasileiros acompanharam e torceram só que pelas ondas do rádio na voz de Gagliano Neto.
Breve histórico da Copa do Mundo de 1938 - disputada entre 4 e 19 de
junho nas cidades de Antibes, Bordeaux, Le Havre, Lille, Paris com dois
estádios, Reims, Strasburgo, Lyon, Marsehla e Toulouse.
- Campeã: Itália - campanha de quatro jogos e quatro vitórias
- Vice - campeã: Hungria
- Brasil: pela primeira vez leva um time competitivo e chega pela primeira vez à uma semifinal de Copa. Termina em terceiro lugar depois de derrotar a Suécia.
- Países participantes: 16
- Gols: 84 - média de 4,67 por jogo
- Jogos: 18
0 Comentários