A eliminatória na zona asiática começou a ser disputada em junho de 2019 e está atualmente na terceira fase. Quatro times classificam direto e uma quinta equipe se classificará em repescagem com os dois melhores terceiros colocados dos dois grupos da terceira fase. O Catar por ser o país sede é o único time já classificado.
Na primeira fase 12 seleções se enfrentaram e foram eliminadas as seleções de Brunei, Macau, Laos, Timor Leste, Paquistão e Butão. Avançaram Guam, Sri Lanka, Mongólia, Bangladesh, Malásia e Camboja.
A segunda fase teve os seis vencedores da primeira fase mais 34 seleções somando 40 e divididas em oito grupos classificando para a terceira fase os vencedores dos oito grupos e os quatro melhores segundos colocados. A Coreia do Norte desistiu da competição.
Foram classificadas para a terceira fase as seleções da Síria e China (A), Austrália (B), Irã e Iraque (C), Arábia Saudita (D), Catar e Omã (E), Japão (F), Emirados Árabes e Vietnã (G) e Coreia do Sul e Líbano (H).
A terceira fase começou em setembro e termina em março do ano que vem. Os 12 times foram divididos em dois grupos de seis times e os dois primeiros garantem vaga na Copa. Por enquanto a situação é a seguinte:
- Grupo A: O Irã lidera com a Coreia do Sul em segundo e os Emirados Árabes na repescagem
- Grupo B: A liderança é da Arábia Saudita com o Japão em segundo e a Austrália na repescagem
0 Comentários